Copa do Mundo 2010

Observatório monitora Copa do Mundo na Web



Portal interativo utiliza tecnologia inédita para acompanhar notícias e colaborações dos internautas na Web sobre o evento em tempo real

Enquanto os holofotes do mundo estiverem voltados para os jogos da Copa da África do Sul, o ponto de encontro de milhões de pessoas dos quatro continentes também acontece em outra esfera: a Internet. Com a proposta pioneira de acompanhar esta dinâmica em tempo real, o Observatório da Copa (http://observatoriodacopa.inweb.org.br) mostra a visibilidade das seleções participantes da Copa e seus principais jogadores em blogs, sites jornalísticos e na rede social twitter.

Recursos especiais do Observatório da Copa também acompanham o tráfego de mensagens do twitter sobre o evento durante os jogos e mostram a localização geográfica dos tweets no mapa do mundo. A partir de palavras-chave, as fotos e os videos mais referenciados na rede social são constantemente atualizados.

Novas tecnologias

O site integra o Observatório da Web, um projeto de pesquisa multidisciplinar do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. Com coordenação do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, os especialistas utilizam dezenas de softwares e ferramentas inéditas de captura e análise de dados baseadas em código livre ou aberto para entender o que está sendo veiculado nas várias mídias e pelos vários usuários.

Durante o mês da Copa, a tecnologia será exibida em telão instalado na Casa Brasil, o estande oficial do país em Joanesburgo, representando o desenvolvimento da pesquisa brasileira. No Brasil, o mesmo painel terá projeção diária na fachada do prédio do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, em Belo Horizonte, na praça da Liberdade, das 18h30 às 23h.

A pesquisa do INWeb - financiada pelo CNPq e pela Fapemig - pretende contribuir para aumentar a integração da Internet na sociedade, tornando-a um vetor de mudanças sociais e econômicas no Brasil. Também colaboram com o Observatório da Web outras quatro instituições federais de ensino: o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Contato para entrevistas:

Wagner Meira Jr. – professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG

Regina Helena Alves da Silva – professora do Departamento de História da UFMG

Jornalista responsavel: Júlia Tavares

E-mail: imprensa@inweb.org.br   Telefone: (31) 3409-5860