Observatório da Web

Sobre o Observatório

O Observatório das Eleições 2010 é um dos projetos de pesquisa do Observatório da Web, desenvolvido pelo InWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (http://www.inweb.org.br/). Com o objetivo de entender, em tempo real, o que está sendo veiculado nas várias mídias e pelos vários usuários, o portal utiliza dezenas de softwares e ferramentas inéditas de captura e análise de dados baseadas em código livre ou aberto.

Os dados obtidos pelo Observatório das Eleições 2010 ajudam a traçar um panorama do cenário eleitoral do ponto de vista das informações e das opiniões que circulam na Web. As análises, no entanto, não refletem intenção de voto.

Além das Eleições 2010, a equipe monitora redes sociais específicas, como a Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (Inova), e a dinâmica de eventos de alcance mundial, como a Copa do Mundo. A equipe de pesquisadores é coordenada pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Por favor, aguarde.